19ª SESSÃO ORDINÁRIA - Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Presidente da Associação Pestalozzi de João Neiva usa a Tribuna Livre para falar sobre a campanha

por Bruna Gabrieli Cometti publicado 27/08/2021 13h25, última modificação 27/08/2021 13h31

Na última terça-feira, dia 24 de agosto, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal a 19ª Sessão Ordinária.

No momento da Tribuna Livre, a Presidente da Associação Pestalozzi de João Neiva, Sra. Maria Melânia Ruy Tolomei de Araújo falou sobre a "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla", o tema do ano de 2021 é: “É tempo de transformar conhecimento em ação” e o subtema: “Atendimento humanizado à mulher com deficiência, na saúde”. Ela destacou a importância da conscientização da sociedade e a ampliação do debate sobre o tema com o objetivo de levar às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla o conhecimento sobre seus direitos e como exercê-los.

Também fez uso da palavra o Dr. Willen de Barros, que se pronunciou a respeito da situação da integração da Comarca de João Neiva à Ibiraçu. Em sua fala explanou alguns pontos da decisão que concretizou a integração e se colocou a disposição na busca de reverter a situação.

Durante a sessão foi realizada a entrega de moções de homenagem pelos serviços prestados ao Município aos servidores públicos aposentados Dr Marcos Antônio Possato e Dr. João Bosco Collodetti, as moções foram uma iniciativa da Vereadora Simone Loss Favarato.

Na Ordem do Dia foram apresentados e aprovados os seguintes requerimentos

- Requerimento CMJN nº 120/2021, de autoria da Vereadora Simone Loss Favarato – Solicitando ao Prefeito Municipal, que viabilize a todo Bairro Crubixá o atendimento através de Agente Comunitário de Saúde.

- Requerimento CMJN nº 121/2021, de autoria do Vereador Lucas Recla – Solicitando ao Prefeito Municipal que viabilize, em caráter de urgência, a reestruturação da ponte localizada na entrada do Bairro Santo Afonso.

- Requerimento CMJN nº 123/2021, de autoria do Vereador Marcelo Campostrini – Solicitando ao Prefeito Municipal que, junto aos setores competentes, viabilize a instalação de duas hastes (suporte para lâmpadas) em dois postes da Rua Manain, localizada atrás da Associação Pestalozzi, no Bairro Ernesto Silva.

- Requerimento CMJN nº 124/2021, de autoria d Vereador Professor Eliel – Solicitando ao Prefeito Municipal que encaminhe para esta Casa a composição dos membros do Conselho Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de João Neiva – Ipsjon, conforme as disposições dos arts. 3º, 4º e 5º da Lei Municipal nº 977/99.

Todos os vereadores se pronunciaram agradecendo pelos serviços prestados pela Associação Pestalozzi em João Neiva por tantos anos e se colocando a disposição da associação. Na oportunidade, os vereadores também se posicionaram a favor da luta para que a Comarca de João Neiva não seja integrada à Ibiraçu, preservando assim o acesso à justiça da população joaoneivense.

Confira aqui para ver as fotos da sessão.

Confira aqui para ter acesso ao áudio da sessão.