Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EEEFM "João Neiva" escrevem livro e recebem homenagem, confira o resumo da 6ª Sessão Ordinária

por Bruna Gabrieli Cometti publicado 22/03/2023 14h55, última modificação 22/03/2023 16h16

A 6ª Sessão Ordinária teve início às 18h e 06min do dia 21 de março. O Vereador Eliel dos Anjos fez a leitura de um versículo da Bíblia e constatou-se a ausência do Vereador Eraldo Poleze. O Presidente convidou o Vereador André Carlesso, visitante da Câmara de Aracruz, para fazer parte da Mesa.

Fizeram uso da Tribuna Livre, o Vereador André Carlesso (PP-Aracruz) e a Professora Graciella Costa Marim Recla, que falou sobre o trabalho realizado com estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "João Neiva". As atas das Sessões Ordinárias realizadas nos dias 07/03 e 14/03 foram aprovadas à unanimidade e após a leitura do Expediente, no Momento dos Oradores, pronunciou-se o Vereador Eliel.

Foram homenageados com moções, de autoria da Vereadora Farah Oliveira, as idealizadoras e os participantes de projeto que culminou na edição do livro "Mais Humor, por favor".

Os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA – da EEEFM “João Neiva” escreveram o livro, que narra histórias sobre homicídio, amizade falsa, traição, acidentes, lembranças da infância, enfim, fatos marcantes da vida de cada autor-escritor e que são apresentados com leveza e humor. O projeto foi idealizado e implementado pela professora Graciella Costa Marim Recla e pela pedagoga Júlia Fernandes dos Santos. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa, com o objetivo de estimular a leitura e escrita. Escreveram o livro, os alunos Adenilza Haidman da Silva, André Lúcio dos Santos, Amadeu Borges, AThyrson Coutinho Moura, Carlos Gustavo J. Bandeira, Crislainy Reis da Silva, Eduarda Jesus Folhagem, Fabiano Pandolfi de Nardi, Fabrício Ruy Laporte, Filipe Lemos, Franciely Silva Mattos, Gabriel Ribeiro de Jesus, Heloisa Alves de Almeida, Iasmin Meireles de Abreu, Isaac Batista Gonçalves, Kaick Recla Werneck, Kaike de Almeida Silva, Maria da Penha Barbosa Borges, Maria de Fátima Cuzini e Robert Pessotti Sena.

Ainda na Ordem do Dia, foram aprovados à unanimidade as seguintes proposições:

- Moção CMJN nº 005/2023: congratulações aos alunos da modalidade de Educação de Jovesn e Adultos - EJA da EEEFM "João Neiva".

- Moção CMJN nº 006/2023: congratulações às professoras Graciella Costa Marim Recla e Júliz Fernandes dos Santos, da EEEFM "João Neiva", em reconhecimento pela realização de trabalho desenvolvido pelos alunos da modalidade de Educação de Jovesn e Adultos - EJA da EEEFM "João Neiva";

Projeto de Lei nº 1.945/2023, que revoga a Lei Municipal nº 3.430, de 03 de agosto de 2022;

- Projeto de Lei nº 1.946/2023, que dispõe sobre a instituição da Comissão Municipal Permanente de Regularização Fundiária e a concessão de gratificação aos seus membros;

- Projeto de Lei 1.948/2023, que dispõe sobre alteração do Anexo I da Lei Municipal nº 3.102/2018;

- Projeto de Lei nº 1.950/2023, que institui gratificação aos membros titulares da comissão permanente de licitação e pregão do IPSJON e dá outras providências;

- Projeto de Lei CMJN nº 404/2023, que altera disposições da Lei Municipal nº 2.654/2014, que aprova o Plano de Carreira e define o sistema de vencimentos dos servidores públicos da Câmara Municipal de João Neiva, e dá outras providências; e

- Projetos concedendo Títulos de Cidadania e de Honra ao Mérito, que serão entregues em Sessão Solene, para as seguintes pessoas: Alana Rocha Loureiro Ribeiro, Ludimila Vancini Marin, Giuderlani Costa, Tiago Vaz Teixeira, Gustavo Valentim Pandolfi, Elizete dos Santos, Altamir José Damázio, Rafael Alexandre Santos, Iandra Aparecida dos Santos Gasparini, Leandro Sperandio, Paulo de Souza Costa,Cleuma Souza de Oliveira, Monique santos Pires Varela da Silveira, Arisledson Xavier da Silva, José Maria Lopes dos Santos, Antonio Ariston Pereira da Silva, Conceição da Penha Carlesso de Moura, Iara Cristina Donato, Janete de Sá e Klécia Marim Campostrini Favarato, Edmar Viana da Silva, Evandro Avancini Rodrigues, Edcharles Miranda de Souza e Gilson Daniel Batista, Elizabeth Alves Pereira Ferreira, Leonardo Reboli da Silva, Luiz Claudio possato Lyra, Luziana Miossi de Jesus, Hudson Soares Leal, Layla Lagassi Guerra Fraga, Raquel Lessa, Mônica Rosa Elautério Gomes, Leonardo Nogueira Araújo, Juliana Piol dos Santos Rodrigues e Milena Lopes Farina.

Foi encaminhado às Comissões de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e de Educação, Saúde e Assistência o Projeto de lei nº1.957/2023, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de João Neiva (IPSJON) e dá outras providências.

Por fim, no momento das Explicações Pessoais, manifestaram-se os Vereadores Celso, Simone, Junior, Marcelo, Evandro, Eliel, Edilson, Farah e Cíntia.

Clique aqui e acesse áudio, ata e matérias na íntegra.